"O ser humano tem vários gigantes que precisa despertar e a motivação é o maior deles.
Conheço pessoas que tem talento e não fazem sucesso porque ele sozinho não constrói o sucesso de ninguém.
Conheço pessoas que são perseverantes, persistentes e determinadas... Tenho constatado que isso ajuda... Mas não define o sucesso.
Muitos buscam a educação, tem inteligência, são criativos, mas tudo isso depende de apenas uma palavra para construir vitórias... Essa palavra é atitude"
Gilclér Regina


Comprometimento & Confiança – Aliados de Sucesso!




spacer.gif spacer.gif
spacer.gif
planeta_terra.jpgO exercício de dar rumo as coisas e as pessoas se aprende a cada dia. Quem educa é capaz de fazer aflorar na equipe o que eles têm de melhor.
   
Porque os chefes então se aborrecem constantemente? Porque querem controlar tudo e todos ao seu redor e a verdade é que ninguém controla ninguém.   
Muitos reclamam que na equipe, ninguém oferece alguma idéia nova ou tomam qualquer tipo de iniciativa. Mas, é como o elefante do circo. Como pode um enorme paquiderme daqueles ficar preso a um pequeno toco? Ele é capaz de arrancar uma árvore e, se quiser, poderá desprender-se da estaca facilmente e fugir. Mas não faz isso.

Ele foi adestrado desde pequeno, quando o toco representava um obstáculo real. Isso também acontece com as pessoas. Elas acreditam não poder fazer um montão de coisas, então não conseguem.
A única maneira para fazer as coisas acontecerem é tentar, errando ou acertando, mas fazendo, com coragem, fé, determinação e muito apoio. Apoio este que deveria vir especialmente pela liderança e esta é muitas vezes, omissa. O verdadeiro líder estimula as pessoas a vencerem os obstáculos.

Para tanto, é preciso confiar e delegar. Se você continua dando o peixe ao invés de ensinar a pescar, isto é, se você continua fazendo as coisas pelos outros e tomando decisões por eles, estará criando um bando de fracos.
Os trabalhadores querem que os líderes lancem desafios e os façam exercitar os músculos, o cérebro, tomar decisões e enfrentar seus medos cara a cara.

Um empresário me disse certa ocasião: "somos bons de raquete, mas acho que estamos no jogo errado". Muita gente se concentra no negativo. Há chefes que só tem duas conversas com os funcionários: quando os admitem e quando os demitem.
É difícil desenvolver confiança quando não existe diálogo. É preciso criar a parceria. Sei que muitos vão me questionar quanto ao sigilo das informações. Ora, colaborador, funcionário ou o nome que quiser dar a quem trabalha numa empresa é parceiro e deve ser tratado como tal.

Se você mente ou esconde o jogo, não está tratando o outro como um parceiro e logo, não espere comprometimento por parte dele. Não se trapaceia com parceiros. É a lei. É preciso criar uma relação de confiança excelente, um ambiente de camaradagem em que ninguém pense que o outro vai puxar seu tapete e isso começa nas lideranças das empresas.

Há líderes que se apaixonam pelas máquinas e nem ao menos sabem os nomes de quem as faz funcionar.

Empresa é muito mais que isso. É preciso uma visão humanística que concilia bem estar com bons resultados. Pensar numa empresa como mero sistema de informação é o mesmo que pensar que um elefante é apenas a sua tromba.
Tudo bem em querer os ovos da galinha de ouro e avaliar a qualidade desses ovos. Mas, e a galinha, como fica? Uma equipe é o conjunto de pessoas que trabalham voltadas ao objetivo comum.
Quando há comprometimento, faz com que as pessoas discutam no plano da divergência e não apenas na convergência. Mas é exatamente no plano da divergência que surgem as melhores idéias. Por isso, treinar a equipe é trabalho para o resto da vida.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou comente, a sua opinião é muito importante, pois o Blog, foi feito para você!!!

Leio sobre a Terapia do Abraço e seja um membro.

Leio sobre a Terapia do Abraço e seja um membro.

Arquivo do blog