"O ser humano tem vários gigantes que precisa despertar e a motivação é o maior deles.
Conheço pessoas que tem talento e não fazem sucesso porque ele sozinho não constrói o sucesso de ninguém.
Conheço pessoas que são perseverantes, persistentes e determinadas... Tenho constatado que isso ajuda... Mas não define o sucesso.
Muitos buscam a educação, tem inteligência, são criativos, mas tudo isso depende de apenas uma palavra para construir vitórias... Essa palavra é atitude"
Gilclér Regina


As 7 virtudes dos vencedores


Introdução
Entusiasmo
Flexibilidade
nergia
Disciplina
Contribuicao
Amor
Alegria
O segredo é praticar
programando as 7 virtudes

Mensagem de Deus - Max Lucado


01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Max Lucado

Como lidar com os erros

"... o melhor instrumento de que dispomos é a tolerância, que nos é ensinada pelo amor. Através dela aprende-se a lidar com os erros. Quando aceitamos a ideia de desenvolver uma capacidade para tolerar os erros percebemos que esta atitude reforça a autoestima, a qual, por sua vez, contribui para uma melhor tolerância, gerando um círculo virtuoso que melhora a relação de cada um consigo mesmo"

Geralmente a pessoa que tem dificuldade em lidar com os próprios erros é exigente e rígida consigo mesma, e muitas vezes com os outros.

Você já refletiu o quanto é rígida em seus comportamentos?

Como aprendeu esse comportamento?

Quem agia dessa forma com você?

Pense sobre isso.

Quando lembrar de algum erro que cometeu, considere como pensava na época, o que te fez escolher aquele determinado caminho, ter feito aquela escolha naquele momento. Hoje você agiria de outra forma? Provavelmente. E por isso sofre?

Como lidar com os erros

Lembre-se que na época você agiu da melhor forma que podia, de acordo com seus valores e crenças da época, e você mudou, cresceu, evoluiu. Portanto, compreenda que naquele momento você pensava diferente de hoje, e por isso, hoje provavelmente agiria de outra maneira.

Ter dificuldade em lidar com os erros pode fazer com que os negue, ainda que inconscientemente, o que só irá piorar. Exercite ser flexível.

Quase sempre aprendemos e chegamos na verdade ao errarmos. É isso mesmo! Mas, quantos erros cometemos até chegarmos à verdade? Muitos!!! Isso faz parte do aprendizado de todos nós.

O que fazer quando o sofrimento for intenso? Esteja atenta as lições que estará te trazendo. Todos nós estamos em constante processo de mudança e evolução, e muitos de nós, erramos muitos para atingirmos a experiência e o aprendizado.

Vendo uma criança pequena começando a andar, facilmente percebemos que o aprendizado dela só se torna possível à custa de muitas quedas, um tombo atrás do outro. É estimulante observar como a criança insiste e luta para, aos poucos, ganhar firmeza nas pernas e conquistar equilíbrio no corpo até dominar o processo de poder se deslocar com independência de um lugar para o outro. 

Deste exemplo, aprendemos o quanto é inevitável passar por desacertos e erros, para finalmente conseguir agir corretamente. E esta constatação é verdadeira para a maior parte dos aprendizados que desenvolvemos durante nossa vida, aprendemos errando e errando conseguimos acertar. Errar é indispensável e suportar os erros uma atitude saudável, que nos ajuda em nosso desenvolvimento.
Lamentavelmente, a educação tradicional, que ainda vigora em boa parte das escolas de nosso país, tende a tratar os erros de uma forma muito negativa. Erros costumam ser punidos, esforços mal-sucedidos tendem a ser desvalorizados e as notas baixas aguardam os alunos que não conseguem um bom desempenho em suas tentativas. O empenho e o esforço só são premiados quando atingem o sucesso e geralmente não são valorizados por eles próprios. Como consequência desta atitude educacional, desde muito cedo somos incentivados a evitar errar e a ter uma postura negativa em relação a erros cometidos, tanto por nós como pelos outros. Isto leva muitas pessoas a ficarem paralisadas em seus processos de crescimento pelo receio do julgamento que vão receber e da rejeição de que poderão ser vítimas caso cometam erros. Acabam por preferir nada fazer para não arriscar errar e se tornam adeptos de um imobilismo que, quando não impede, pelo menos dificulta bastante o progresso. Correm o risco de fazer parte do time que termina invicto o campeonato por não ter disputado uma única partida.
Para se mudar esta situação, o melhor instrumento de que dispomos é a tolerância, que nos é ensinada pelo amor. Através dela aprende-se a lidar com os erros. Quando aceitamos a ideia de desenvolver uma capacidade para tolerar os erros percebemos que esta atitude reforça a autoestima, a qual, por sua vez, contribui para uma melhor tolerância, gerando um círculo virtuoso que melhora a relação de cada um consigo mesmo. Nesta relação, é de crucial importância o entendimento de que precisamos nos dar todas as oportunidades para tentar e experimentar, mesmo errando, e insistir em nossas tentativas e experiências enquanto for razoável acreditar nas possibilidades de se chegar ao sucesso. Esta é uma das chaves da autoestima, pois o amor próprio se revigora nos momentos em que nos permitimos o esforço das tentativas, da busca, do aprendizado.
Vale a pena ressalvar uma crucial diferença entre a generosidade do perdão e a displicência vazia de uma complacência que tudo aceita sem nada questionar. Importa distinguir o erro repetido e estagnado, do erro cometido em busca do acerto, do aprimoramento, a partir do qual se desenvolve um processo de crescimento. Assim, quando por detrás do erro está o empenho e a procura, deve haver uma margem de aceitação dele, de tolerância para com suas consequências negativas, pois daí pode advir o mais positivo de todos os resultados – a evolução, mola fundamental do processo de vida. Este tipo de erro precisa ser bem recebido pois, no longo prazo, dele resulta o bem.
Muitas pessoas confundem atitudes de egoísmo com autoestima. Há uma diferença enorme entre uma e outra forma de sentir e de se comportar. Geralmente, a pessoa egoísta se comporta assim exatamente por falta de autoestima. Na maioria das vezes, o egoísmo é um pobre e insatisfatório substituto de um sentimento real de autoestima. As pessoas bem dotadas de autoestima costumam ser generosas, solidárias e altruístas, comportando-se de uma maneira oposta ao comportamento do egoísta. Este, por insegurança ou por ganância, sente necessidade de dar excessiva atenção às suas necessidades e aos seus desejos. Ansioso, procura atender seus interesses colocando-os à frente de qualquer outra coisa.
Curiosamente, encontro com muita frequência pessoas acusando outras de serem egoístas. A maioria delas, entretanto, é apenas um egoísta que está irritado por não ver seus interesses atendidos pelo outro. Quando existe um conflito de desejos o mais comum é que cada um lute pelo seu interesse.
Neste momento é que podemos perceber com clareza pessoas que primam pela generosidade e pelo altruísmo, abrindo mão de vantagens para beneficiar os outros. Estas pessoas geralmente estão tranquilamente felizes, por desfrutar de uma boa autoestima, e podem, sem sofrimento, abrirem mão de alguma satisfação ou prazer para beneficiar um outro mais necessitado ou carente. É como alguém que, por ser suficientemente abastado, pode ser dar ao prazer de ajudar os outros. Quem tem elevada autoestima possui uma riqueza interior que lhe permite ser dadivoso sem se considerar prejudicado.

A terapia do riso


Contrair os músculos da face em conseqüência da alegria, ou mais precisamente, rir, pode ser o melhor remédio. O médico Eduardo Lambert, especializado em terapias holísticas, autor do livro, A Terapia do Riso, Editora Pensamento, considera o riso como uma terapia, que tem o objetivo de levantar o astral das pessoas, envolvendo auto-estima, amor próprio e o bom humor.

Nesta entrevista ao Vya Estelar, Eduardo explica porque rir faz bem à saúde. Saiba quais são os órgãos afetados pelo ciúme e a inveja. O médico desvenda alguns tipos de personalidade a partir do riso e fornece 10 dicas para você praticar, segundo ele, a risoterapia, na sua vida. Leia três piadas para exercitar o seu lado cômico.

Vya Estelar - O que é a terapia do riso?

Eduardo - A terapia do riso ou a risoterapia é um método terapêutico existente desde a década de 60. Foi propagado pelo médico americano Hunter Adams chamado de "Patch Adams", que desde a sua época de estudante já implantava este método em hospitais e escolas. Ele observou o baixo estado de alegria e de humor em seus doentes. Então, resolveu introduzir a terapia do riso, ou seja, um descondicionamento de atitudes e hábitos perniciosos arraigados na personalidade para viver com amor e felicidade; envolvendo auto-estima, amor próprio e o bom humor.

Vya Estelar - Por que rir faz bem à saúde?

Eduardo - O riso é um grande estimulador, suficiente para mandar uma ordem para o seu cérebro, a nível do hipotálamo, e sintetizar as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas, que são substâncias analgésicas similares as morfinas, mas com potência analgésica cem vezes maior. Estas substâncias são produzidas nas situações de riso, gargalhadas, alegria ou em toda a situação que te dá um certo bom humor.

Vya Estelar - Dentro desta escala haveria um benefício maior entre rir, sorrir, dar uma risada ou uma gargalhada?

Eduardo - Quanto mais gostosa a gargalhada ou mais efusiva a risada, maior será a síntese de produção de endorfinas, que podem ser chamadas inclusive de hormônios da felicidade. Não havendo assim uma escala para cada uma destas situações. Porque você pode ter uma gargalhada ou sorriso com uma intensidade maior ou menor. O que conta é qualidade desta gargalhada, desta risada ou deste sorriso. Isto vai ser sentido na sensação de bem estar, quanto maior for, maior será a síntese de betas endorfinas.

Vya Estelar - O processo de cura sempre se dá pela produção de betas endorfinas no cérebro?

Eduardo - O processo de cura está ligado às betas endorfinas porque elas melhoram a circulação, a pressão arterial, relaxam os vasos, melhoram as defesas orgânicas contra infeções e alergias.

Vya Estelar - Qual é a relação do riso com os movimentos da musculatura da face?

Eduardo - O movimento da musculatura facial emite uma ordem para o cérebro produzir as endorfinas.

Voltar

Vya Estelar - Rir ajuda a combater o infarto e doenças coronárias?

Eduardo - Ao rir você vai ter uma proteção cardiovascular, uma proteção vascular contra anginas, contra infartos, contra derrames e doenças vasculares. Não só a nível cardíaco como a nível cerebral. Porque o riso permite um relaxamento que ajuda a normalizar a respiração arterial. Se as pessoas tivessem o hábito de rir várias vezes ao dia, estariam amenizando a descarga de adrenalina no organismo e permitindo uma descarga de endorfinas.

Cuidado!

Pessoas mal humoradas, impacientes, irritadas, contrariadas, rígidas (inclusive consigo mesmas) e autoritárias vivem num processo de tensão muito maior e esta tensão propicia uma descarga muito maior de adrenalina e conseqüentemente uma pré-disposição maior para acidentes vasculares como os infartos, as anginas e até os derrames.

Vya Estelar - Quais são os órgãos beneficiados?

Eduardo - Fígado, coração e o aparelho digestivo são os mais beneficiados. As emoções negativas afetam o organismo. A inveja afeta o fígado, o ciúme pode afetar os órgãos do peito e do coração, o autoritarismo pode afetar o fígado e os rins; e provocar a formação de tumores e câncer.

Vya Estelar - Em quanto tempo a terapia do riso acelera o processo de cura?

Eduardo - Ao ativar o estado de alegria fazendo a pessoa sorrir, rir e gargalhar, aliadas também a outras terapias que ativam as endorfinas, como a terapia homeopata, a *terapia floral e a medicina ortomolecular, observamos que as melhoras são muito mais rápidas. Antes, as doenças demoravam um pouco mais para atingir uma melhora. Os dados são apenas baseados na observação clínica. Hospitais nos Estados Unidos que empregam a terapia do riso, observam que a melhora é mais rápida e o tempo de internação é menor.

*A medicina ortomolecular e a terapia floral não são reconhecidas como especialidades pelo CFM - Conselho Federal de Medicina, por serem destituídas de comprovação científicas suficientes.

Voltar

Vya Estelar - Existiria um tempo determinado para a prática, da terapia do riso, pois num hospital nos EUA, em Houston (Texas), médicos e enfermeiras contam diariamente 15 minutos de piadas?

Eduardo - Acho que as pessoas deveriam dar dez olhares gostosos, dez sorrisos ou gargalhadas, dez abraços ou dez beijos, rir em conjunto é melhor porque é contagiante. É uma terapia bilateral que envolve a comunicação consigo mesmo e com o outro

"Eu gosto de sorrir para mim"

Rir, sorrir e relaxar, sempre que possível. Ao acordar chegue no espelho e dê uma olhada em você com amor, carinho e ternura e dê um sorriso de bom dia para você. Goste de você e valorize todas suas qualidades.

Vya Estelar - A tristeza é uma doença?

Eduardo - A depressão pode não ter motivos ou uma causa aparente, porque os motivos estão a nível inconsciente e em níveis profundos. Mas a tristeza tem motivos. Algo aconteceu e tirou o indivíduo de seu estado de equilíbrio e de alegria. A tristeza pode levar a uma doença física, pois a quebra do estado geral energético pode somatizar doenças.

Vya Estelar - Por que trabalhar com a terapia do riso e escrever este livro?

Eduardo - Porque está faltando para as pessoas a alegria de viver. Nos fomos gerados com alegria e amor pelo nosso Criador. E a gente vai perdendo esta alegria diante das circunstâncias de vida.

O riso e a personalidade

Sorriso aberto: ( tipo há!há!há!) em geral próprio de pessoas extrovertidas, amigas e leais.

Sorriso verdadeiro: demorado simétrico, provocando rugas nas pálpebras, instala-se gradualmente e se vai lentamente, despertando sinceridade e confiança.

Sorriso largo: próprio de pessoas abertas e generosas.

Riso constante: (tipo Olá! Bom diaaa!) É próprio da pessoa que está sempre contente e otimista demostrando força de caráter.

Riso contagiante ou vibrante: próprio de pessoas emotivas e otimistas, desperta a vontade de rir também.

Risos negativos

O riso negativo é ruim para quem o faz, já que a pessoa nãoi sintetiza todas as endorfinas que poderia sintetizar.

Riso de boca fechada: próprio de pessoas que controlam o que dizem.

Riso de lado: é do tipo falso. A pessoa disfarça o sorriso para que o outro não o perceba.

Riso falso: em geral é rápido tipo "acende apaga" e não provoca rugas de expressão ao redor dos olhos; é assimétrico pois o rosto fica imóvel.

Rápido: próprio de pessoas egoístas, pessimistas ou introvertidas.

Voltar

10 dicas para praticar a terapia do riso

1-)Ponha a vida em ordem. Organize bolsos, bolsas, armários, gavetas. Falta de tempo para sorrir e ser feliz é falta de método e organização. É preciso ter consciência disso para crescer e progredir.

2-)A felicidade vem de dentro, aspire ao direito de ser feliz. Entre em contato com o inconsciente despertando a energia vital através da fé coragem, criatividade, alegria e autoconhecimento.

3-)Tenha qualidade de vida : liberdade de agir e de fazer tudo com alegria, amor e bom humor. Relacione com a natureza. Coma com calma. Faça leituras saudáveis e positivas. Relaxe nos finais de semana e principalmente antes de dormir. Tenha uma alimentação balanceada com cereais, verduras, legumes, frutas, ovos e carnes brancas. Pratique esportes e faça terapias naturais. Tudo isso alegra o nosso corpo e a nossa mente.

4-)Tenha auto-estima e amor próprio, quem não sorri não se ama. Ame-se estime-se e valorize-se.

5-)Com entusiasmo, viva o presente.

6-)Tenha sempre atitudes positivas perante tudo.

7-)Viva com a paz na consciência livre de culpas.

8-)Além do sorriso em frente ao espelho, reúna com amigos para contar histórias alegres e até piadas, inclusive no ambiente de trabalho.

9-)Ria até na adversidade. Encare a vida com bom humor até nas horas mais difíceis.

10-)Goze a vida, faça tudo que é bom para você.

A história do riso

Hipócrates o pai da medicina no século IV ª.C já utilizava animações e brincadeiras na cura de pacientes.

Darwin pioneiro no estudo dos movimentos expressivos da comunicação não-verbal, classificou em seu livro A expressão das emoções nos homens e nos animais (1872) o sorriso e o riso entre os movimentos expressivos inatos e universais.

Na França, Jeanne Louisie Calmet, falecida em 1997 aos 122 anos afirmou que o segredo da longevidade é sorrir sempre.

Na Índia algumas empresas tem o costume de fazer uma sessão de riso antes de iniciar a jornada de trabalho. O resultado é um aumento considerável na produção, em decorrência do bem estar físico e emocional dos trabalhadores.

No final de novembro do ano passado, estudo feito pelo Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), com a presença de especialistas de vários países, mostrou que rir protege contra infartos e doença coronárias.

Terapia do beijo!

     O beijo é a melhor terapia, principalmente para superar a depressão, revelou uma organização britânica. O beijo "estimula a parte do cérebro que libera endorfina na corrente sangüínea, criando uma sensação de bem-estar", destacou a principal agência de terapia sexual britânica, Relate, com sede em Londres, e que no ano passado atendeu mais de 150 mil pessoas no Reino Unido para ajudá-los em suas relações de casal. 

» Você acha que o beijo é a melhor terapia contra a depressão? 
 
      A endorfina é o opiáceo natural do organismo, cuja liberação no cérebro causa sensação de prazer, agindo como antídoto para a depressão. Lembrando que os benefícios da liberação de endorfina provocada por um beijo já foram tema de incontáveis documentos científicos, a organização britânica faz um apelo para que as pessoas se beijem mais para combater o desânimo que acomete muitas pessoas após as festas de fim de ano.
      Estudos anteriores demonstram que os casais no Reino Unido "não dedicam muito tempo ao beijo", pois seu cotidiano é cada vez mais dedicado ao trabalho, informou a organização Relate, especializada em terapia sexual e dar assessoramento psicológico a casais.
Em um documento intitulado "O beijo francês num dia cinzento", a organização enfatiza que os beijos que trazem mais benefício para a saúde e para combater a tristeza não são aqueles em que só os lábios se tocam, sem muita paixão ou emoção. Quanto mais "excitantes" e apaixonados são os beijos, "mais adrenalina é liberada no sangue" e maiores são os benefícios para a saúde, garante a organização britânica.
      A sexóloga britânica Denise Knowles, que trabalha como assessora de terapia sexual da Relate, afirma que os benefícios para a saúde de um beijo apaixonado ocorrem porque uma forte liberação de adrenalina causa aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco.
Por este motivo, Knowles lamenta que o beijo seja freqüentemente relegado nas relações amorosas em uma sociedade em que as pessoas querem, sobretudo, ter um "bom sexo". "No entanto, o beijo traz tanto bem-estar e prazer quanto um bom sexo, e é mais fácil, podendo ser desfrutado na intimidade ou em público", diz a especialista.

Knwoles faz um apelo especial para que os casais beijem mais, sobretudo em janeiro, mês de inverno no hemisfério norte. "Janeiro é, para muitos, o mês mais triste do ano, quando o tempo é cinzento e as dívidas contraídas no Natal força muitos de nós a nos privar de algumas coisas", afirma Knowles.

Que depressão insuportável!


Que depressão insuportável!
Encontro com a Vida


O maior problema com a depressão, além do horrível estado que ela impõe, é o julgamento moral que fazemos dela. Isto porque por mais que a pessoa saiba quais são as causas de sua depressão—seja ela química, traumática, sistêmica, neurológica, ou até genética—ela trata o seu próprio sentir "depressivo" como algo moralmente ruim; diferentemente da alegria, que não recebe julgamento moral algum de nossa parte.

Depressão é horrível, e qualquer comparação com o seu sentir é bobagem. No entanto, cometerei tal bobagem assim mesmo, apenas por uma questão ilustrativa.

Quem vive em permanente estado de depressão, tem que, além de se medicar, tratar a depressão com a atitude de um diabético, ou de um hemofílico, que pode sentir todos os desconfortos com o problema, mas não o trata de modo moral como desconforto.

Por que será que a depressão é sentida de modo moral? Sim, com culpa?

Nossa cultura tem raízes hedônicas que foram batizadas pela culpa cristã relacionada à tristeza da alma. Isto porque as nossas raízes hedônicas nos sugerem o prazer como estado a ser buscado como sucesso para o ser. E a moral cristã, tirou a força do hedonismos do prazer, e a colocou na alegria santa; porém manteve seu anátema sobre a tristeza.
Assim, carrega-se uma certa culpa pela alegria que se relaciona ao prazer do corpo (hedonismo), e, muita culpa em relação a qualquer forma de tristeza que não seja fruto da dor da morte de alguém amado.
Ou seja: as dores racionais e obvias, como aquela que é marcada pela morte, é aceitável e digna; porém a dor-tristeza sem "causa traumática", sendo por sua natureza abstrata, é sempre taxada, ainda que sem palavras (muitas vezes com palavras, especialmente na igreja), como algo mal, e que pode ir da acusação de falta de fé, passando pela insinuação de que "falta Deus na vida", podendo chagar ao extremo da pessoa ser objeto da acusação de estar "oprimida" pelo diabo.

Ora, conquanto a depressão seja conhecida em todas as culturas da terra, é no ocidente-cristão que ele cresceu a ponto de se transformar em epidemia de natureza psicológica ou psiquiátrica.

A questão é que a proposta "cristã" (digo "cristã", porque falo do fenômeno humano, e suas construções de pensamento), chega carregada da promessa de que a "vida com Cristo" é uma existência acima do bem e do mal; o que tanto não é verdade pratica, quanto também é uma perversão do ensino existencial do Evangelho.

Jesus é Aquele que se alegrava e exultava no espírito, ao mesmo tempo em que é Varão de Dores, e que sabe o que é padecer.

É Ele quem diz: "A minha alma está profundamente triste, até a morte; ficai comigo, e vigiai... Vós sois os que tendes permanecido comigo em minhas tentações..."

Ele disse que no mundo se teria aflição, e ensinou que o bem-aventurado aprende a ser feliz enquanto sofre e chora!

Um homem como o profeta Jeremias seria classificado imediatamente como maníaco-depressivo se vivesse entre nós. E eu não digo que não fosse; digo apenas que não interessa; e pela simples razão de que Deus lida com os estados abismais da alma tanto quanto lida e se serve dos estados de elevação feliz.

Nunca tive uma depressão sem causa. A primeira forte depressão que eu tive aconteceu por eu ter violado uma lei interior, só minha, de natureza totalmente pessoal e existencial, aceitando o cargo político de presidente da AEVB.

Inexplicavelmente minha alma se revoltou, e me abismou durante algumas semanas em uma angustia tão difusa, que demorou para que eu identificasse a causa.

As outras depressões foram todas fruto de episódios tão evidentes e esmagadores, que a depressão já chegou auto-explicada.

Agora mesmo, nesses últimos sete meses, desde que meu filho, Lukas, partiu de nós, vivo sentindo uma depressão doce, controlada pela certeza da eternidade, e apaziguada e aliviada pela companhia dos familiares, amigos, e do trabalho. Há dias, no entanto, que me ponho a escrever, atender pessoas, pregar, e trabalhar em todas as demais coisas, porém carregando aquele peso de dor quieta, e que deprime tudo, inclusive o organismo; daí eu ter tido tantas pequenas enfermidades desde que ele partiu.

Lidar com a questão de frente é o que mais ajuda. E tratar o tema como se fosse "dor de dente", ajuda mais ainda.

É dor. Dor como a dor. E é normal que seja assim. Afinal, quem perde alguém tão loucamente amado e não sente dores?

Minha dor, no entanto, é acolhida com tranqüilidade, e choro meus choros com paz, e falo do assunto como creio que ele tem que ser falado: com naturalidade.

As causas da depressão são muitas, e vão desde predisposições genéticas, passam pela constituição psicológica, caminham por dentro do mundo dos traumas e perdas, e podem ser, também, de natureza química, com disfunções na engenharia cerebral ou neurológica. Há também casos de depressão provocada pelo uso excessivo de certas drogas ou álcool.

Alguém pergunta: E não há depressão de natureza espiritual? Ora, é claro que também há. No entanto, tais depressões são de natureza diferente, podendo ser apenas o resultado da culpa; ou, algumas vezes, de opressão espiritual direta. No entanto, tais casos são raros, sendo, na maioria das vezes, fruto do envolvimento da pessoa com invocações de natureza maligna ou carregada de escuridade espiritual e psicológica.

Ora, mesmo sabendo de todas essas variáveis, se eu tivesse que dar um conselho geral a todos os deprimidos, independentemente da causa da depressão, eu diria o seguinte:


1. Faça de qualquer depressão um bem, simplesmente não gerando associação entre o estado de depressão a qualquer forma de culpa moral. E, caso tenha havido culpa no nascedouro do estado, receba o perdão, creia, e desmoralize a depressão. Ou seja: se ela permanecer, já não será como tristeza para a morte, que é fruto da culpa; mas sim como tristeza para a vida, e que fará melhor e mais doce o coração.

2. Não se fixe na depressão. Deixe que ela se vire sozinha. Dar atenção à depressão é como fazer carinho na tristeza como vício. Portanto, não a negue, mas não a sente no trono de seu ser como senhora de seus sentimentos.

3. Busque a natureza, o ar livre, a praia, a piscina, o sol, o pé no chão, a grama, a terra, as fontes de águas, as atividades físicas, o toque, o amor, o sexo, a companhia de amigos, os papos diferentes, e, sobretudo, descanse no amor de Deus. Sei que uma pessoa deprimida quer se prender dentro do quarto, fechar a janela, e se enterrar na escuridão, noite e dia. No entanto, minha experiência—tanto em mim mesmo como observando a praticidade deste conselho em outros—, verifico que a natureza e a volta aos elementos básicos da criação, têm um poder enorme na cura e restauração das energias psíquicas e vitais, fazendo com que pelo menos 50% do problema comece a se esvair.

4. Não fique com pena de você. Depressão ama auto-piedade. Olhe para a depressão como um estado criativo, e não como algo paralizante. Sempre tratei a depressão com criatividade. Quando me deprimi em razão da violação da "lei interior" (conforme falei acima), escrevi o livro "Oração para viver e morrer". Quando os céus caíram sobre minha cabeça (98-99), escrevi "Nephilim", e, logo depois "Tábuas de Eva". Quando mudei para Copacabana em 2001 e me senti deprimido por muitas coisas (ainda reflexo do desabamento celestial de 98-99), escrevi "O Enigma da Graça". E quando meu filho partiu, mergulhei de cabeça aqui no site...e escrevi...escrevi...escrevi.

5. Leia o salmos. Todos eles. E observe como alegria e tristeza tem o mesmo poder: gerar orações. A alegria produz ações de graça, e a depressão produz a expansão da comunhão com Deus, produzindo orações de verdade visceral. Os salmos são esses relatos existenciais; e neles a gente vê que tristeza e alegria são a mesma coisa no que diz respeito a poderem conviver com o melhor da espiritualidade humana.

6. Tome os remédios próprios sem culpa e sem julgamento moral e espiritual acerca do estado para o qual eles são receitados. Nosso problema é que a depressão não tem descanso numa alma cristã; especialmente porque a pessoa chega na igreja e ouve as promessas de que crente não fica deprimido, e, assim, mergulha na depressão da depressão. Desse modo, depressão de crente é sempre, no mínimo, depressão ao quadrado: a coisa em si, e a culpa de se estar sentindo a coisa, o que gera uma segunda depressão, e fixa a primeira. No entanto, a depressão do crente tem também a possibilidade de ser elevada à raiz cúbica: a depressão, a culpa da depressão, e o diabo da depressão. Essa equação é a pior de todas, e é muito comum nos crentes; neuróticos que são em relação a tudo, especialmente no que diz respeito a toda sorte de tristeza.

Quanto ao mais, caso você queira conversar sistematicamente comigo, on line, torne-se membro do "clube do assinante" e marque uma hora para a gente conversar no link "No Divã com Caio", e que, apesar da virtualidade, pode nos propiciar boas conversas, e, com a Graça de Deus, bons resultados.

Aprender a lidar com a depressão é um exercício de sabedoria espiritual, especialmente para quem vive massacrado pelos "demônios" da urbanidade e da chamada vida pós-moderna.

Use a depressão. Não deixe ela usar você. E não fique se perguntando, quando você estiver se sentindo surpreendentemente bem: "Ei, onde está a depressão?"

Você deve saber, no entanto, que quem tem depressão de natureza química ou neurológica, deverá tomar medicação com o mesmo carinho e simplicidade prática com a qual um diabético toma insulina.

E não fique pedindo cura a Deus para a depressão, pois, deprime muito mais. Se Deus curar você disso, agradeça; mas se não houver nenhuma cura milagrosa, não se deprima, e não se julgue moralmente por isto; tipo: "Vai var que tem algo errado em mim".

Entregue a sua depressão ao Senhor, confie Nele, e o mais Ele fará!

Sugiro-lhe também que procure a medicina ortomolecular e que também faça exames de mineralogia. Muitas vezes quando se detecta quais são os elementos químicos que estão faltando no cérebro, e se faz suplementação deles por via médica, as depressões vão desaparecendo à medida em que a química orgânica vai se re-equilibrando. Tenho visto pessoas que sofriam de depressão crônica por décadas ficarem completamente boas de seus desconfortos, apenas fazendo reposição de elementos químicos que faltavam no corpo.

Espero ter sido de algum modo útil. E, se desejar, entre no "Divã com Caio" pra gente poder conversar mais.

Receba meu carinho!


Nele, que confessou Sua tristeza no dia de Sua dor,

Rev. Caio Fábio

Depressão dá em crente?


Depressão dá em crente? - Rev. Caio Fábio
Encontro com a vida

Este texto é um aconselhamento encontrado no site do Pr. Caio Fábio. Confira.
__________________________________________________________

Pastor Caio,


Tenho 27 anos, sou casada com um homem de Deus, faço a faculdade que gosto, etc...

Mas, ultimamente, estou com alguns problemas.

Há dias não consigo dormir direito, sinto angustia; às vezes sinto medo, e fico pensando várias coisas ao mesmo tempo.

Já tive depressão há uns cinco. Tenho medo que ela volte.
Mesmo sendo lavada pelo sangue de Jesus posso voltar a ter depressão?

Estou na igreja há mais de dez anos, mas me converti há uns cinco anos.

Pastor, em nome de Jesus, ore por mim!
____________________________________________________________________

Reposta:

Minha querida irmã: Graça e Paz!

Eu já tive depressão!

Sei o que é. Sei o que faz. Sei o sentimento que gera. Sei que é um horror.

Depressão não é privilégio dos incrédulos. Dá em quem não é poste de ferro.

Aliás, depressão só não pode “dá” em poste de ferro.

Em seres humanos, é mais que possível.

Há uma quantidade enorme de pessoas de Deus que sofrem de depressão.

E não é “encosto”.

Não podemos mentir contra verdade.

Jeremias, o profeta, era um ser depressivo.

Jonas, o profeta, teve depressão.

Paulo também.

Há vários textos de Paulo onde ele confessa ter passado por estações de tristeza.

É normal, especialmente quando se tem uma “causa” digna de depressão.

Os salmos estão cheios de estados depressivos.

Mas todos têm causa.

A depressão pode ter causas objetivas—perdas, desapontamentos, circunstâncias desagradáveis, etc—; e também pode ter causas subjetivas; muitas vezes relacionadas à falta de significado para aquilo que se está vivendo e fazendo.

Existem também os estados depressivos que têm origem tanto psicológica quanto também orgânica.

Qualquer das possibilidades pode acometer “crentes” também.

O importante é procurar um médico.

Comece por eliminar as causa orgânica.

Depois veja a psicológica.

A seguir veja se há “causas”; sejam elas objetivas ou mesmo subjetivas.

Você começou dando a razão para não ter depressão: Sou casada com um homem de Deus!

Mas isso não é o bastante.

A questão é: você ama como homem esse “homem de Deus”?

Homem de Deus, é de Deus.

Pra você tem que ser de Deus, um homem.

Mas não estou dizendo que a causa é essa.

Você pode até mesmo amá-lo, e ainda assim estar deprimida por outras razões.

Cheque todas as alternativas.

Mas faça isso sem “neurose”; ou seja: sem aquela responsabilidade doentia para com a “cura”.

Se você se preocupar demais com a depressão, eu lhe garanto: você ficará deprimida.

Depressão quer ser esquecida, não lembrada.

Mas não se pode fugir dos sintomas evitando entender, com calma, a causa.

Sugiro a você a leitura de uma série de livros meus sobre o assunto.

Trata-se da série “Divã de Deus.

Você achará os livros aqui na Loja do Site.

Um beijão e que Deus a abençoe!

Nele,

VENÇA A DEPRESSÃO!


Vencendo a depressão

Esta é muito mais que uma palavra que vem se tornando cada vez mais comum no vocabulário do homem moderno; é a realidade dolorosa e angustiante de muitas pessoas que sentem-se como que literalmente imersas num fosso de angústia, tristeza, ansiedade e total desencorajamento interior.

Os números da depressão são alarmantes. Há cerca de dez milhões de brasileiros diagnosticados com depressão. Uma em cada quatro pessoas sofreu, sofre ou vai sofrer de depressão, em algum momento de sua vida.

Talvez você mesmo esteja vivendo esta realidade... Uma realidade que só compreende quem a vivencia.

A depressão pode ter muitas causas diferentes; tem diversos sintomas quando está presente na vida de uma pessoa - mas, como dissemos, somente quem a viveu ou a experimenta, conhece a real dimensão de sua dor.

Talvez, você ache que ninguém à sua volta entende a linguagem de sua dor; talvez, você pense que está afundando num poço sem fundo, sem volta e sem solução...

Talvez, você sinta como se nunca mais em sua vida, vá conseguir voltar a ser quem você era; vá voltar a ser alegre, como um dia foi; vá ter novamente ânimo para viver, coragem para enfrentar os desafios do dia a dia...

Quando se está com depressão... até viver cansa...

Quem sabe, apenas pensar no assunto já esteja sendo pesado demais para você.

Você se sente fraca e impotente diante de seus conflitos interiores; totalmente desfalecida diante dos medos quase esmagadores que tomaram de assalto o seu interior.

Quem sabe, tudo que você tem desejado é sumir, desaparecer - e, talvez, até mesmo, morrer.

Só para escapar de alguma forma deste vazio, desta angústia, desta náusea, deste desespero, deste nada interior.

Mas a realidade é que existe uma saída, uma volta, um recomeço, um retorno, uma solução para você!

Por mais que os seus sentidos gritem que não - acredite - há uma saída! Não uma mágica, nem uma fórmula - mas um caminho de restauração!

Quem sabe você sofreu a perda de alguém muito amado, ou, se decepcionou fortemente com alguém em quem depositou seus sonhos. Quem sabe está estressado e estafado por uma sobrecarga física e emocional, ou, está vivendo debaixo de pressões muito intensas e fortes. Quem sabe, está há tempos passando por crises em sua família, em seus relacionamentos e em sua vida financeira ou pessoal. Pode ser que esteja lutando contra compulsões que não consegue vencer, ou inclinações que não consegue dominar. Só você e Deus sabem.

Sim, só você e Deus conhecem a dimensão desta dor encrustrada no seu coração; o tamanho deste desespero e a agonia desta solidão.

Mas se você me permite dizer algo para dentro de sua dor: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA!

Como alguém que se sente engolido por algo maior que si mesmo pode vencer isto? Será que, realmente, há respostas práticas e um caminho equilibrado para superar toda esta crise? Com certeza há!

Quero convidar você a refletir naquilo que a Bíblia, a carta de amor de Deus para o homem, tem a dizer sobre este assunto.
Eu não estou falando de religião ou de um amontoado desconexo de regras e leis que só achatam ainda mais a vida humana. Eu estou falando da eterna Palavra de Deus.

Você sabia que a Bíblia fala muito sobre depressão e que tem uma mensagem de esperança para aquelas pessoas que estão deprimidas assim como você?

E é lendo suas palavras que você e eu podemos encontrar alguns passos que podemos dar para fora deste abismo da alma.

Primeiro, você precisa aceitar o fato de que é humano, e como ser humano, é um ser complexo - muito complexo. Você é espírito, alma e corpo. É assim que a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus nos apresenta.

Sem querer viajar sobre teologia ou algo parecido, apenas compreenda que somos um todo, que precisa estar em harmonia e equilíbrio. Nunca, jamais esqueça disto.

Deus nos criou à Sua própria imagem e semelhança, para amá-Lo, sermos amados por Ele, sermos agasalhados por Seu carinho divino, provarmos e vivenciarmos Seu imenso amor; adorá-Lo e andar em íntima comunhão com Ele.

Esta é a primeira e a mais fundamental e essencial dimensão do ser: do ser gente, do ser pleno, do ser integralmente humano.
Sem esta experiência, tudo o mais adoece, enferma, se desintegra e se desequilibra em nossas vidas.

Você tem emoções e sentimentos; reage às situações e às circunstâncias de maneira profundamente pessoal. Você tem um corpo, cheio de suas complexidades. Você é humano! Tem necessidades, carências, desejos, anseios e características próprias do ser humano.

Tudo isto é importante e fundamental para conseguir compreender o que está acontecendo neste momento.

Entenda que estar deprimido não é algo fora da condição do ser humano. Você é humano; e não se condene por isto! Você não é o primeiro, nem o único a passar por isto. Muitos já passaram, muitos estão passando, e outros, vão passar.

Respeite a sua humanidade; pois Deus criou você com emoções e sentimentos. Ele criou você capaz de agir e reagir à vida e ao meio onde está.

Segundo, saiba que embora você esteja passando por esta situação, você não vai viver nela para sempre! Você vai sair disto! Você precisa deixar a esperança renascer no seu interior!

Há um Deus apaixonado por você, que se importa com o que você está sentindo, sofrendo e vivendo... Ele entende a linguagem do seu sofrimento! E Ele é profundamente apaixonado por você!

A Bíblia diz que Deus amou você de tal maneira, que Ele deu o Seu Filho unigênito, para que você, crendo nEle, não pereça, mas tenha vida eterna. Diz que Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores; que nisto consiste o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Deus nos amou, e enviou o Seu Filho Jesus para morrer pelos nossos pecados; que nós amamos a Deus, porque Ele nos amou primeiro, que não fomos nós que escolhemos a Deus, mas foi Ele quem nos escolheu.

Eu acabei de citar alguns textos bíblicos que só querem dizer uma coisa: Deus ama você!

Você compreende este imenso amor de Deus por sua vida? Que há um Deus lindo, sublime, soberano, todo-poderoso, incomparável e eterno que ama você?

Talvez, você fique pensando que Ele não entende a dimensão e a força do seu sofrimento; mas, a Bíblia diz que Jesus foi "homem de dores, e que sabe o que é padecer".

Diz que Jesus foi tentado em todas as coisas como nós somos, porém sem pecado; e que por isto mesmo pode se compadecer de nós e interceder por nós diante do Pai Celestial.

Jesus sabe o que é sentir-se deprimido e decepcionado. Ele sabe o que ficar emocionalmente exausto, ser abandonado, covardemente traído, injustamente acusado, exposto à vergonha, ser violentado emocional e fisicamente. Ele entende a crueza e a terrível intensidade da sua dor.

Terceiro, disponha-se a ser sarado e tocado por este amor incondicional do Pai Celestial.

Procure uma ajuda médica especializada, sem culpas ou auto cobranças doentias.

Não deixe que uma pretensa espiritualidade adoecida o faça continuar sofrendo, desnecessariamente. Respeite a si mesmo, porque Deus quer que você valorize quem Ele criou, com tanto amor e carinho, para a Sua própria glória e louvor!

Entenda que o desejo de Deus é restaurar você. Talvez, você precise de mais descanso, de uma alimentação mais balanceada, de uma orientação médica, de mais tempo para si mesmo diante de Deus, de mais lazer, de refletir com mais equilíbrio sobre o que, de fato, está acontecendo em sua vida. Mas com certeza, você precisa de um mergulho no grande e renovador amor de Deus por sua vida!

Você precisa deixar Deus te ensinar a ler a história da sua vida com os olhos dEle.

Quarto, abra-se para ter sua visão de Deus e da vida renovada.
Deixe Deus se apresentar para você nas páginas dos Evangelhos, na Pessoa maravilhosa de Jesus.

Não o Jesus da religião, nem o Jesus dos religiosos - mas o Jesus da Bíblia. O Deus que se fez gente.

Jesus disse: "Quem vê a Mim, vê o Pai". Ver Jesus, é contemplar o Deus Criador do Universo.

Ele quer sarar a tua visão de quem Deus de fato é; do que é, de fato e de verdade, um relacionamento sadio com Ele; e sarar a sua visão da própria vida.

Ele quer deixar de ser apenas um personagem da religião, para ser o teu Salvador pessoal; literalmente, o teu Conselheiro pessoal, o teu Senhor, o teu Mestre, o teu Guia, o teu Pastor pessoal. Isso é relacionamento; é comunhão, é vida, é intimidade com Deus.

Você tem esta experiência com Jesus Cristo? Não uma religião, eu repito, mas um relacionamento com a Pessoa de Jesus.

Posso sugerir que você deixe a Bíblia, a Palavra de Deus, redefinir seus conceitos, ensinar como viver e se relacionar com o próximo, como enfrentar as crises e as dificuldades, como lidar com as situações, com as decepções e com as frustrações que todos nós sofremos?

Abra-se para uma cura em sua visão do mundo e de sua própria história. Deus quer fazer isto com e em você!

A depressão não precisa acabar em um desistir dos sonhos, em um desespero contínuo, em um abandono das esperanças, em um viver amargo. Ela é uma doença que pode ser curada.

Você pode, em Jesus, aprender o caminho de saída dela. Não uma mágica; não uma fantasia; mas, uma renovação interior que vai te levar, passo a passo, para fora desse fosso da depressão.

Deixar a verdade de Deus entrar em nossa mente e nos libertar dos falsos conceitos interiores; das mentiras nas quais temos acreditado por anos e anos, e que tem nos mantido em um cativeiro emocional e comportamental.
Não se culpe pelo que está sentindo: talvez, crises de choro que parecem não ter fim, medos inexplicavéis, desânimo, falta total de motivação para tudo, desinteresse pelo que antes o fascinava, dificuldade de desempenhar tarefas antes corriqueiras de sua vida, desânimo para orar ou mesmo ler a Bíblia; vontade de se isolar, e ao mesmo tempo de ter alguém ao seu lado, pensamentos de querer sumir, ou mesmo morrer.

Não se condene por sentir estas coisas, mas ao mesmo tempo não se entregue a elas. Respeite-se, sabendo que Deus o ama e cuida de você.

Mas ao mesmo tempo, abra-se para Deus, para receber dEle o amor, o consolo, o carinho e uma visão renovada dEle mesmo e de sua vida. Deixe Deus te ajudar a ler a história de sua vida com os olhos dEle.

Com certeza, um dia, você vai olhar para trás e concluir que Deus atravessou este vale escuro junto com você, sem abandoná-Lo um só momento - e que, juntos, vocês dois chegaram ao outro lado.
Se você ainda não convidou Jesus Cristo a ser o Senhor de sua vida, faça-o agora. É simples; como uma criança dando seus primeiros passos. Jesus disse que precisamos nos tornar como crianças para entrar em seu reino.

Convide Jesus, numa oração simples de fé, a entrar em seu coração, e a assumir o controle de sua vida. Peça que Ele perdoe você, que Ele traga a Sua doce presença e amor ao seu interior; e confie que na cruz Ele morreu por você, para que você pudesse voltar para os braços de amor de Deus.

Depois, caminhe com Ele. Cada dia converse com Ele, colocando diante dEle todas as tuas ansiedades, dificuldades, anseios, tristezas, alegrias, desejos, gratidão, vitórias ou fracassos. Orar é conversar com Deus em nome de Jesus.

Faça da Bíblia, o seu livro dos livros. Não existe um livro que possa se igualar a este! É a própria Palavra de Deus para você. Leia com o coração aberto, pronto a aprender e a colocar em prática seus ensinamentos.

Uma sugestão? Comece lendo os Salmos e o Evangelho de João.

Você está deprimido? Deus te ama profundamente. Ele está no controle de todas as coisas e de sua vida também. E Ele se importa com cada detalhe do seu ser.

Ainda que você não consiga entender, você ainda assim pode confiar. Este Deus já provou o Seu imenso amor por você ao dar Seu único Filho, Jesus, para morrer na cruz em seu lugar.

Para que? Para achegar você a Ele, para tê-lo de volta em Sua comunhão. Você compreende isto? Ele se importa! Ele te ama!Ele está pronto a caminhar através deste vale com você, e a conduzi-lo até o outro lado em vitória.

Estas não são as palavras só de um estudioso do assunto; mas, de alguém que desceu, por experiência própria, às profundezas deste fosso e pela Graça de Deus voltou a viver.

Acredite, há saída para você! Procure ajuda médica e profissional, confie no grande amor de Deus por sua vida, respeite-se, seja seu melhor amigo e traga de volta a esperança. Você vai melhorar.

Que esta palavra possa ter sido útil para sua vida e para o seu coração.

Um abraço,

Leio sobre a Terapia do Abraço e seja um membro.

Leio sobre a Terapia do Abraço e seja um membro.